Vacinação contra o HPV

   Olá meninas!!!





   No post de hoje vou falar sobre um assunto sério e de grande utilidade para quem tem filha adolescente entre os 11 e 13 anos. O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização amplia o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente papilomavírus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS), para prevenção do câncer do colo do útero.

hpv1

   O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os subtipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos subtipos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV.

  Por intermédio das Secretarias de Saúde e de Educação, em março de 2014 se iniciará a vacinação contra HPV para as adolescentes de 11 a 13 anos de idade (nascidas  entre 01/01/2001 e 31/12/2003), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em escolas públicas e privadas.

   Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero, deverão tomar três doses da vacina contra HPV no esquema recomendado abaixo:

  • – 1ª dose: a dose inicial será ofertada para adolescentes de 11 a 13 anos de idade nascidas entre 01/01/2001 e 31/12/2003, em UBS e escolas, a partir do mês de março;
  • – 2ª dose: a 2ª dose será administrada seis meses após a 1ª dose, em USB;
  • – 3ª dose: a 3ª doseserá administrada cinco anos após a 1ª dose, em UBS.

   A vacina contra HPV é gratuita e também estará disponível nas Unidades de Saúde durante todo o ano.

   A vacinação das adolescentes ocorre sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis, nas unidades de saúde. No entanto, para vacinação nas escolas, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação da adolescente na escola, deverá encaminhar o “TERMO DE RECUSA”, devidamente preenchido e assinado. Havendo autorização para vacinação na escola, deverá encaminhar o “TERMO DE AUTORIZAÇÂO”, devidamente preenchido e assinado.

   Informações Importantes:

  • – A vacina contra HPV é segura e os efeitos colaterais após a vacinação são leves, pouco frequentes (10 a 20%) e podem incluir dor e vermelhidão no local da injeção e febre baixa.
  • – Desmaios podem acontecer depois da aplicação de qualquer vacina, especialmente em adolescentes e adultos jovens, portanto, as adolescentes devem ser vacinadas sentadas e não realizar atividade física por, pelo menos, 15 minutos após a administração da vacina.
  • – No dia da vacinação, a adolescente deverá levar a sua caderneta de vacinação. Caso tenha perdido, será fornecida uma nova caderneta. É fundamental que a adolescente guarde a caderneta e a leve para receber as doses seguintes.
  • – Para garantir a proteção contra o câncer do colo do útero são necessárias três doses da vacina contra HPV. A vacina não deve ser feita em grávidas.

 

   Espero que este post tenha sido útil pra vocês!!!





8 Comentarios

  • Pamela

    23/03/2014 at 18:46

    Glau eu tomei a Vacina olha em mim doeu pq sou mt chorona pra essas coisas kkkkkk meu braço ficou dormente e de Nooite eu tive febre algumas pessoas tem reação 🙂 MAIS agora to bem ♥ Beijaoooooo Glau

    Responder
    • Glaucia Sioli

      23/03/2014 at 18:54

      Obrigada Pamela, e se formos ver por esse lado, várias vacinas têm reação desse tipo mas o resultado é uma vida saudável. Beijos querida!

      Responder
  • Olga Raquel

    23/03/2014 at 18:49

    Oi Glaucia, faz tempo que não comento aqui no seu blog, né? Mas, enfim. Eu gostei do post do hpv, porque eu realmente acho muito bom, porque sei que muitas meninas tem MEDO. Alias, eu tinha. Mas, vou contar aqui minha “experiência”, muitas amigas falaram que seria horrível, iria desmaiar, ficaria tonta… Eu fiquei muito nervosa. Quando fui tomar, aconteceu o seguinte; Eu virei meu olho porque não tenho coragem de ver kkk, e na hora, não doi nada, é só uma picadinha, como um biliscão. Mas uns 5 segundos depois, você sente o líquido. Eu senti como se tivesse chupando meu sangue, sei lá. Mas depois de uns 4 segundos, passa. Essa foi a parte mais dolorosa. Mandaram eu ficar esperando la uns 15 minutos, caso eu desmaiasse. Eu sou muito animada, e inquieta o/ E não desmaiei u.u Pois é, ainda tenho que tomar 2 da qui a uns meses.

    Responder
    • Glaucia Sioli

      23/03/2014 at 18:52

      Obrigada por compartilhar sua experiência Olga, é muito importante para as meninas saberem que é uma coisa que só vai trazer o bem. Minha filha vai tomar também e vou com ela na escola no dia da vacinação. Beijos linda!

      Responder
  • Larissa

    23/03/2014 at 19:52

    Bom, eu tenho 13 anos e tomei a vacina, confesso que estava morrendo de medo pq todo mundo dizia que dói muito, mas na hora não senti nada, e depois também ou seja, não senti dor nem na aplicação e nem depois, mas tem muitas meninas que sentiram dor, então depende de cada uma, mas uma dica é ir relaxada gente, por favor não deixem de fazer por medo de doer como algumas meninas que conheço fizeram, gente vcs vão pôr em risco a vida de vcs, melhor levar uma picada do que passar por sérios problemas depois de adulta..

    Responder
  • Ana Brandão

    24/03/2014 at 12:27

    Fui vacinada também e confesso que estava MORRENDO de medo! Sempre fui medrosa pra essas coisas, normal, várias pessoas são, mas logo fui a primeira da turma e na hora, simplesmente deixei levar. Deixei meu braço leve e deixei que as moças que estavam lá fizessem o trabalho delas, e confesso que não doeu NADINHA! Mal senti a agulha entrar ou sair, você sente o líquido entrando da mesma forma que sente a água descendo pela garganta. Só depois da aplicação que você sente o líquido se espalhar no músculo, você sente uma dorzinha que incomoda, mas não é nada extraordinário. Acredito eu que isso muda muito de pessoa pra pessoa, até porque eu não senti nada mas várias meninas choraram e disseram que doeu, creio eu que pelo fato de elas estarem supernervosas e tensas. O segredo é ficar tranquila e ter em mente que, se doer ou não, o mais importante é a proteção que você começa a garantir dali pra frente!

    Beijos,
    http://doladodecamoda.blogspot.com.br

    Responder
    • Glaucia Sioli

      24/03/2014 at 19:01

      Nossa, que belo exemplo Aninha. Com certeza as meninas que lerem seu comentário irão sentir-se mais tranquilas quanto à vacina. Beijos e obrigada!

      Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: